quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Projeto "Aprendendo a pescar"

Acreditando que devemos ensinar a pescar e não somente dar o peixe e que podemos ser muito criativos nas formas de pescar, surgiu a idéia do projeto “Aprendendo a Pescar”.

Essa foi a segunda edição do trabalho, a primeira foi em 2006.

Durante dois meses os alunos da 1ª e 2ª série do E.M. do Colégio Estadual João de Castilho, trabalharam em grupos durante as aulas de Artes. A proposta foi de cada grupo pesquisar em revistas, sites e em comerciais de TV os produtos existentes no mercado (alimentícios, higiene, eletrodomésticos...). Em seguida criar e lançar dois produtos, um alimentício, consumível, mas irreverente e outro surreal, impossível de ser comercializado. Os grupos trabalharam na criação, produção e na divulgação de seus produtos, dando atenção especial para o marketing. Logomarcas, cartazes de divulgação, embalagens personalizadas, slogans, panfletos...tudo foi preparado com muita criatividade pelos integrantes dos grupos.

O encerramento do projeto aconteceu no salão do Colégio Estadual João de Castilho, no dia 22 de Outubro com uma grande feira, onde os alunos montaram seus estandes e comercializaram seus “quitutes” exóticos a preços simbólicos e também despertaram a curiosidade de toda escola (alunos, professores e funcionários) com suas invenções surreais. Entre as iguarias estavam Cachorro Doce, Os brasileirinhos (docinhos com as cores da nossa bandeira), Bolo Maluco (5 cores), Pastelate (pastel de chocolate), Brigadeiros Hulk (verdes), Diabetes Aviária (pudim dentro da casca de ovo), Abacaxitty(batida de abacaxi com leite condensado), Coca-cola com achocolatado, Pastéis Coloridos AC2M3 (rosa, verde, preto, azul), Disco Voador (massa frita), Empanada Galega (empadas de frango e coração), Pizza do Coquinho entre outras.

No setor de produtos surreais estavam o Capacete Liberty 4(com walk-man, antena e água mineral), chinelo Amortece-a-dor (todo coberto por pregos), Chupeta de Alfinetes, Alça 3SK (ventilador a manivela), Suco de Pedra, Toalete Portátil, Saia de Arame Farpado, Escova de Pregos entre outros.

A feira foi um momento de descontração e descobertas. Muitos esbarraram em dificuldades na execução de seus trabalhos, mas, encontraram, juntos, alternativas para solucionar os problemas. Durante os dois meses trocaram idéias, pesquisaram, criaram, ousaram...e, principalmente, descobriram que são capazes!!

No mundo de hoje, acreditar as sua capacidade é o primeiro passo!

Carla Adriana Machado de Castro

Profª de Artes (Ens. Fund. Séries Finais/Ens. Médio)

Colégio Est. João de Castilho

Nenhum comentário: